Domingo, 20 de Outubro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Contabilistas ganham novo sistema de emissão de notas fiscais Além da praticidade e segurança, a novidade ajuda na preservação do meio ambiente

Publicada em 06/12/2010 às 21:14
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O lançamento da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica ocorreu ontem no Salão Verde da Uniso Campus Seminário (Foto: Pedro Henrique Negrão)
Empresas sorocabanas prestadoras de serviços, que hoje emitem comprovantes do Imposto Sobre Serviços (ISS) em papel, passarão, a partir de 2011, a contribuir com a preservação do meio ambiente, pois avançam tecnologicamente na emissão de documentos no formato digital. A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-E) chega também às empresas que tenham esta atividade entre suas ações no mercado, promovendo, assim, mais praticidade, rapidez, segurança e economia. 

A novidade é um documento criado apenas de forma digital, gerado e armazenado eletronicamente para documentar as operações de prestação de serviços, que passará a ser obrigatório a partir de janeiro próximo. Entre os benefícios do novo serviço, está a redução de gastos com papel, envio e armazenamento de notas fiscais, pois as empresas terão o lançamento dos documentos passado simultaneamente à Secretaria de Finanças (SEF), que será, então, a responsável pela guarda do documento.

O prefeito Vitor Lippi apresentou na tarde de ontem a novidade, junto com Fernando Furukawa, secretário de Finanças; Disney de Souza Fernandes, responsável pela empresa que vai gerar o serviço; Mariano Amadio, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Sorocaba; e o vice-prefeito José Ailton Ribeiro.

Lippi, ainda entusiasmado pelo sucesso do Megaplantio, comentou a importância da tecnologia para mais este serviço prestado na cidade. “É um trabalho fundamental para empresas, contribuintes e poder público. Sem sombra de dúvida esse programa vem para diminuir custos e ainda contribuir com o meio ambiente.”

Também otimista com a nova forma de fornecer documentos fiscais, o representante da categoria na cidade, Amadio, ressaltou que agora os contabilistas terão mais tempo para melhorar a qualidade no serviço. “Recebemos um Papai Noel antecipado. Agora sobra uns 5% de tempo para fazer a contabilidade em sua essência”, frisou.

Para Fernandes, a redução de gastos com papel e o tempo a mais para os contabilistas são benefícios que complementam a principal meta deste novo serviço: a segurança. “A base de cálculo, o local de incidência, a alíquota e o responsável tributário, é o sistema que define. Tudo isso para evitar erros e garantir segurança.”

Por meio de um sistema com formato único, as empresas já podem se cadastrar para que, no início do próximo ano, passem a utilizar o novo sistema através de senha web ou certificado digital. O endereço disponibilizado pela Secretaria de Finanças é o www.issdigitalsor.com.br/nfse, onde é necessário imprimir o comprovante para entregá-lo, pessoalmente ou por portador com procuração, na Sala de Atendimento ao Munícipe (SAM), no andar térreo do Paço.

TREINAMENTOS - A Secretaria de Finanças vai dar palestras técnicas para empresários e contabilistas a respeito do novo formato de serviço digital. Nos próximos dias 13 e 14, os encontros ocorrem às 10 e às 19 horas, no Salão Verde da Uniso Campus Seminário, localizado na avenida Eugênio Salerno, 100. As inscrições podem ser feitas no Sindicato dos Contabilistas de Sorocaba, situado na rua Sílvio Romero, 72. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (15) 3318-3159 ou (15) 3318-3296
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar