Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Região: Em Iperó, bustos de patronos serão esculpidos

Publicada em 06/12/2010 às 20:51
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Alunos do Poas estäo, agora, esculpindo o busto do patrono das escolas em que estudam (Foto: AI/PMI)
IPERÓ - Bustos de patronos são esculpidos pela Oficina de Artes Sacras

O Poas (Projeto Oficina de Artes Sacras), uma parceria entre a Prefeitura de Iperó e a Fundação Ipanema, foi incumbida de uma missão: esculpir o busto dos patronos das escolas municipais locais. Desde o começo do segundo semestre deste ano, os jovens alunos do Projeto estão desenvolvendo, com a ajuda de seus professores, bustos para homenagear os iperoenses que dão nome às escolas.

Michael Franca dos Santos Silva, que está há dois anos no Projeto, conta que está fazendo o busto da patrona de sua Escola, a "Henory de Campos Góes", e que olhando para sua fotografia é que se inspira para criar a obra. "Na Escola, todos sabem que estou fazendo esse busto. Por isso, tento fazer bem bonito, já que meu nome está em jogo no meu local de estudo. Faço também com muito carinho, pois trata-se da mulher que dá nome para a minha Escola", completa Michael.

Experientes em Escultura, os alunos do Poas já criaram um presépio em tamanho natural, com algumas peças pesando mais de 200 quilos. No ano passado, o Projeto foi o único da região a ser apoiado pelo "Criança Esperança", da Rede Globo de Televisäo. Os bustos estão sendo desenvolvidos nas unidades do Projeto no Centro, George Oétterer e Bacaetava. Cada unidade ficou responsável pelos bustos dos patronos das escolas do bairro. As obras de arte ficarão expostas em suas escolas correspondentes, para manter viva a memória dos que ajudaram a construir a história da cidade.

Iperó terá 24 horas de atividades esportivas

Iperó está se preparando para receber a Virada Esportiva do Interior, um grande evento com 24 horas de práticas esportivas por toda a cidade. A mobilização vai acontecer entre as 12 horas de sábado que vem, dia 11, às 12 horas do dia 12 (domingo). Promovida pelo Governo Estadual em parceria com a Prefeitura, a Virada vai contar com dezenas de atrações gratuitas como desafios de voleibol, clínicas de freesbe, futebol de rua, basquete e muito mais.

As atividades vão acontecer em diversos pontos da cidade. No Centro, haverá esporte na avenida Emílio Guazzelli, Polo Cultural, Complexo Esportivo "Dito Bom", Estádio Praxedão, Projeto de Natação e quadra de areia da Vila Santo Antônio. O bairro de George Oétterer terá eventos na quadra de areia e o no campo de futebol local. As escolas Roque Ayres (Bacaetava) e Glaúcia Nogueira (Flona de Ipanema) também vão receber atividades.

O evento contará ainda com uma palestra sobre Gestão Administrativa realizada no Polo Cultural, às 9 horas de sábado. O bate-papo é voltado a professores, funcionários públicos e gestores de empresas. 

O objetivo é chamar atenção para a prática esportiva como caminho para qualidade de vida e incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo. Como legado, todo o material usado na Virada Esportiva (bolas, redes e outros) será doado aos projetos municipais de esporte da cidade. A Virada ainda terá espaço para música, com o rock da banda iperoense Devachan (às 20 horas) e com a banda sorocabana Con fidência (22 horas). Ambos os shows acontecerão na avenida Emilio Guazzelli.


Itapetininga lança campanha pelo fim da violência contra as mulheres

O número de ocorrências registradas contra a mulher, em todo mundo, tem aumentado a cada dia. Pesquisa divulgada pela Fundação Perseu Abramo, aponta que no Brasil, a cada 15 segundos, uma mulher é agredida, tendo como principal agressor o próprio marido, companheiro ou mesmo um membro da família. Conforme os dados, o problema se intensifica se considerar-se que essas agressões vão além da física para outras formas de violência, como sexual, psicológica e moral.

A falta de informação e entendimento da Lei Maria da Penha fazem com que muitas mulheres tenham medo de denunciar o seu agressor, fazendo com que a violência se agrave, tornando-se frequente. Assim, particularmente no município de Itapetininga, para conscientizar essas mulheres da importância de denunciar a violência por elas sofrida e também esclarecer dúvidas em torno da Lei Maria da Penha que as protegem, a Prefeitura local, por meio da Secretaria da Promoção Social, lançou, agora no final de novembro, a campanha "16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as Mulheres".

O evento, promovido pela Coordenadoria Municipal da Mulher, Creas e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher prosseguem até esta quinta-feira, 9 de dezembro, com palestras, apresentações e filmes destinados a toda população. A Secretaria de Promoção Social lembra que a campanha, entre outras datas comemorativas, foi concentrada neste período por ser 25 de novembro o Dia Internacional contra a Violência de Gênero e, 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

PREFEITO PARTICIPOU DE MISSÃO INTERNACIONAL DO SEBRAE - Após ter representado o Brasil e o Estado de São Paulo na Europa, o prefeito de Itapetininga, Roberto Ramalho, voltou à cidade trazendo diversos projetos que podem ser aplicados em seu município e na região Sudoeste Paulista

Promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Missão Temática Internacional à Espanha e Itália, com os sete prefeitos vencedores da VI Edição do Prêmio Nacional Sebrae Prefeito Empreendedor'2010, esteve visitando cidades espanholas e italianas, que buscam no incentivo às pequenas e médias empresas o crescimento da região em que estão inseridas. A Missão iniciou-se em Barcelona, onde o grupo conheceu o projeto "Barcelona Ativa", que visa dar apoio aos empreendedores e incentiva o empreendedorismo, principalmente junto aos jovens, e depois com a reunião com o sr. Roger Pallanola, conselheiro de Comércio de Barcelona, conduzida pelo embaixador Marco César Naslauski. Na sequência, em Granollers, os integrantes da Missão Temática visitaram o Rocaumbert, uma antiga fábrica abandonada, que atualmente concentra diferentes espaços, como as incubadoras audiovisuais e projetos, que beneficiam as pequenas e médias empresas tecnológicas e culturais da região.

Já em Girona, o prefeito Roberto Ramalho conheceu um projeto parecido ao que deve ser implantado em Itapetininga nos próximos anos, o Parque Tecnológico, uma iniciativa que reúne a Universidade de Girona (UDG), a Prefeitura e vários setores da iniciativa privada. No local, Ramalho e a comitiva visitaram duas empresas incubadas no Parque Tecnológico, uma delas especializada em pesquisa com cordões umbilícais e células-mãe e a outra chamada Wikilog, que conecta tecnologia, cidades e itinerários turísticos. 

Já na Itália, em Milão, a comitiva foi recebida pelo embaixador Luiz Henrique Fonseca no Consulado Geral do Brasil, onde os prefeitos puderam falar um pouco de seus municípios e também apresentar os projetos que lhes deram destaque, sendo homenageados, logo após, pelo embaixador, que também propôs o desafio ao Sebrae de realizar atividades de formação para a comunidade brasileira residente em Milão.

Em Veneza, a Missão do Sebrae foi recebida no Centro Estero Veneto, a Câmara de Comércio da região italiana, em ato que contou a presença do representante da Confindustria Veneza (Confederação das Indústrias) e do Comissário para o Desenvolvimento Econômico da região. Durante a viagem a Veneza, os prefeitos realizaram ainda trocas de experiências entre eles e várias atividades previstas na Metodologia de Aprendizagem Empreendedora em Viagens (MAEV).

Segundo o prefeito Roberto Ramalho, representante de Itapetininga e do Estado de São Paulo na Missão, a viagem foi muito importante não só para fazer o Município conhecido nos países visitados, como também para conhecer os projetos utilizados nas cidades européias para incentivar o empreendedorismo e a criação de novas pequenas e médias empresas, que podem perfeitamente serem utilizados por aqui, de modo que se fortaleça a sustentabilidade da região e da própria cidade.


Contribuintes podem parcelar IPTU atrasado em Votorantim

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Votorantim está fazendo o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) dos anos anteriores em atraso. O contribuinte tem até o dia 30 de dezembro para fazer a regularização e o débito poderá ser feito em até 48 parcelas, desde que o valor mínimo de cada uma seja superior a R$ 36,94. 

O parcelamento ou a quitação do débito possibilitará ao contribuinte um desconto de 10% com pagamento à vista e 8% parcelado sobre o imposto com vencimento em 2011, além de permitir que o proprietário do imóvel se inscreva no Programa IPTU Amigo, desta forma podendo obter descontos de até 20% para o ano de 2012.

Quanto ao IPTU Amigo, a porcentagem de descontos que vai até 10%, informa ainda a Prefeitura de Votorantim, varia de acordo com cada ação, como por exemplo estar regular com a Justiça Eleitoral, participar da coleta seletiva de lixo, não ser autuado em fiscalizações de trânsito ou de posturas, ter veículos registrados no Município, ter árvores em frente à residência e/ou ter filhos regularmente matriculados em escolas, entre outras ações. 

Os interessados em fazer o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) devem procurar o Setor de Dívida Ativa (piso superior) ou o Setor de Cadastro Imobiliário (piso térreo), de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas, no Paço Municipal.

8ª GINCANA "NATAL DA PAZ" ARRECADA MAIS DE 5 TONELADAS DE ALIMENTOS - A Comissão Municipal de Assistência Social (Comas), com apoio da Prefeitura de Votorantim, entre os dias 12 e 26 de novembro realizou a 8ª Gincana "Natal da Paz". Durante esse período, mobilizou estudantes da rede municipal e comunidade na doação de alimentos. Ao todo, foram arrecadados 5.200 quilos de alimentos. 

A apuração aconteceu na segunda-feira (29), quando equipes formadas por servidores públicos e voluntários estiveram percorrendo as unidades escolares para recolher os alimentos arrecadados e contagem dos pontos, que foi a seguinte, por quilo/litro (1 ponto): óleo (2 pontos), café (2 pontos), leite em pó - 500 grs (2 pontos) e cesta Básica (50 pontos). Os alimentos enlatados e embalados em vidros foram considerados por grama, até atingir o quilo. 

A apresentação do resultado final, com a premiação da Gincana "Natal da Paz" aconteceu na quarta-feira, 1º de dezembro, logo após a solenidade de abertura da Semana da Emancipação, às 9 horas, defronte ao Paço. A presidente da Comas, Suzana Pivetta, agradeceu todos os envolvidos na ação solidária: "Com os alimentos arrecadados, somados às 20 toneladas do evento Festa Show, estamos montando as cestas de Natal a serem distribuídas às famílias cadastradas junto à entidade, promovendo o gesto de partilha e valorizando o clima natalino", comentou Suzana. 

Na oportunidade, os representantes das escolas vencedoras receberam os prêmios. As unidades vencedoras foram: em 5º lugar, Escola Rosa Pereira, do Conjunto Habitacional "Mário Augusto Ribeiro", que ganhou um bebedouro elétrico; 4º, Escola Walter Rocha Camargo, também do Conjunto "Mário Augusto Ribeiro", premiada com um bebedouro elétrico; 3º, Escola Betty de Souza Oliveira, no bairro da Vossoroca, impressora; 2º, Escola Izabel Fernandes Pedroso, no Jardim São Lucas, impressora, e a vencedora da Gincana, a Creche Felipe Kalil, do Jardim São Luís, que ganhou um data show.

SESSÄO SOLENE NA CÂMARA - Em continuidade à programação da Semana da Emancipaçäo, a Câmara Municipal de Votorantim realiza sessão solene nesta terça-feira(7), a partir das 19 horas. Na oportunidade, várias personalidades que se destacaram prestando relevantes serviços ao Município seräo homenageadas, dentre elas o delegado da Polícia Civil dr. José Augusto de Barros Pupin; os srs. João Moreira Fernandes, Marcos Antônio Ferreira, Emerson Roberto Pinto da Costa, Marcos Valério Viana e Lai Tung Hsing, a sra. Vicentina Manca de Oliveira, o reverendo Ismael Andrade Leandro, o padre Marcos Alexandre dos Santos, srta. Luciana Rodrigues Lopez, professora Iara Rodrigues dos Reis Souza Mateus e o piloto da Stock Car Átila Roberto Abreu.

A solenidade será no Auditório Municipal "Francisco Beranger".



Árvore de Natal de Tatuí é acesa e tem início a programação do Natal Musical 

Tatuí também respira o espírito natalino e a cidade já ganhou as cores do Natal. Na quarta-feira, 1º de dezembro, foi acesa a Árvore de Natal (Pinheirão) da praça Martinho Guedes (Jardim da Santa), uma tradição que já dura mais de 50 anos. Todo enfeitado, o Pinheirão é o símbolo mais tradicional do Natal tatuiano. O evento também marcou o início da programação artística do Natal Musical'2010, onde vários conjuntos musicais irão se revezar até o dia 22 em apresentações na praça da Matriz. Na abertura do "Natal Musical", no Jardim da Santa, destaque para a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", sob a regência do maestro Juliano Arruda.

Na platéia, estavam o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, a primeira-dama Maria José Vieira de Camargo, o vice-prefeito Luiz Antônio Voss Campos e o vereador José Tarcísio Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, além de secretários municipais e da presidente da Associação Comercial e Empresarial, Soraya Manna. As autoridades recepcionaram, na oportunidade, os Papais Noéis musicais, que serão atração neste período natalino pelas ruas e comércio tatuiano, através de uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial local.

PROGRAMAÇÃO - Corais, conjuntos musicais, serestas e orquestras serão destaques no Natal da "Capital da Música". Nesta terça-feira, dia 7, das 20 às 21 horas, estará na Praça da Matriz o Coral do Colégio Nosso Amiguinho; amanhä, dia 8, o do Recanto Betel; dia 9, quinta-feira, o Coral da Cidade "Professor José dos Santos"; no dia 10, sexta-feira, o Projeto Criança na Banda; no dia 11, sábado, o Coral da igreja de Nossa Senhora das Graças; no dia 12, domingo, a Big Band do Conservatório; no dia 13, a Escola de Música Center Cortez; e no dia 14, o Coral do Colégio Objetivo. 

Já no dia 15, o Coral da Apae (Associaçäo de Pais e Amigos dos Excepcionais) se apresenta das 9h30 às 10h30. No dia 16, as atrações voltam ao horário das 20 às 21 horas, com o Coral do Lar Donato Flores; no dia 17, apresenta-se o Coral da Igreja Batista; dia 18, o Coral do Nebam "Ayrton Senna"; dia 19, a Orquestra do Projeto "Arte pela Vida", da Comunidade Recado; dia 20, o Coral do Fundo Social de Solidariedade; dia 21, o Coral Adulto do Projeto "Arte pela Vida" e, dia 22, o Grupo Seresteiro com Ternura, fecha o Natal Musical'2010.  
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar