Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Atenção redobrada em festas de fim de ano PM – 190, Polícia Civil – 197, GM – 199, Disque-denúncia – 181, Samu – 192, Bombeiros – 193

Publicada em 04/12/2010 às 18:58
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Comando da Polícia Civil e Militar em Sorocaba trabalham em conjunto para a segurança da população (Foto: Pedro Henrique Negrão)
Nas festas de fim de ano há maior circulação de dinheiro no comércio, em virtude das compras para o Natal, Ano Novo e do pagamento do 13° salário. As autoridades de segurança pública – Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal – sempre reforçam a questão de orientar a população a tomar cuidados para evitar situações que favoreçam a ação de criminosos.

Veja a seguir orientações simples que podem evitar transtornos.

Evite carregar muitos pacotes ou sacolas para não ter as duas mãos ocupadas; se notar que está sendo seguido, atravesse a rua ou entre em algum local movimentado e acione a Polícia Militar pelo número 190; em caso de abordagem, não reaja. Mantenha a calma, guarde os traços físicos do assaltante. Não o enfrente, pois ele geralmente não atua sozinho. Acione a PM imediatamente depois de o ladrão fugir.

Procure caminhar no centro de calçadas e contra o sentido do trânsito. Assim é mais fácil perceber a aproximação de algum veículo suspeito. Prefira pagar com cheque ou cartão, assim, você não precisa levar grandes quantias em dinheiro.

No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, ligue para 190 ou à companhia de polícia mais próxima da área; evite passar em ruas ou praças mal iluminadas e ermas, faça opção por locais iluminados e movimentados; se necessitar transportar bolsas com objetos pessoais de valor, coloque-as na frente do corpo para que tenha mais domínio sobre eles.

EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS - Evite conversar com pessoas estranhas ao seu convívio dentro e fora da agência bancária; evite retirar o cartão bancário da bolsa ou da carteira antes de entrar da agência bancária; cuidado com a senha.

Quando necessitar de esclarecimentos, recorra aos funcionários identificados da agência; fique atento ao uso de celulares dentro do estabelecimento bancário. O uso do aparelho ajuda os cidadãos infratores a passar informações sobre os clientes, para pessoas fora da agência.

Na fila da agência bancária, evite que pessoas estranhas tenham conhecimento sobre as operações bancárias que você vai fazer; evite sacar quantias elevadas; prefira as transações bancárias eletrônicas oferecidas pelo seu banco. Evite contar o dinheiro sacado na presença de outros clientes, confira o seu recebimento quando estiver no caixa; evite guardar o dinheiro sacado ou a carteira no bolso de trás. Procure ir ao banco sempre acompanhado.

A CASA 'SOZINHA' - Com a chegada das festas e das férias de final do ano muitas famílias optam por viajar e acabam deixando suas residências vazias. E essa pode ser a oportunidade para os criminosos agirem. Nesta época do ano aumenta o número de ocorrências de arrombamento de imóveis registrado pela polícia.

Procure deixar alguém de confiança cuidando da casa, e manter a residência sempre bem fechada já impede esse tipo de crime. Além disso, a população deve mudar alguns hábitos corriqueiros que ao invés de ajudar acabam tendo efeito contrário quando o assunto é inibir a ação criminosa.

Deixar uma luz acessa ao sair de casa, por exemplo, pode num primeiro momento ser eficaz, mas, se a situação se mantiver durante alguns dias, dá sinais de que a casa está, na realidade, vazia.

Levante os vidros, tranque as portas e porta-malas, mesmo que sua ausência seja por um minuto; nunca guarde chaves sobressalentes dentro do veículo.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar