Sábado, 6 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Região: Itu tem Árvore de Natal gigante

Publicada em 03/12/2010 às 21:46
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Árvore de Natal gigante volta a encantar Itu
 
Agora, atraçäo natalina da `cidade dos exageros' movimenta até a Internet
 
A Árvore de Natal gigante de Itu, montada tradicionalmente no estacionamento de um shopping da `cidade dos exageros', está este ano movimentando até mesmo a Internet. O enfeite de 84 metros de altura, o equivalente a um prédio de 28 andares, pode ser visto de diversos pontos da cidade, de estradas da região e cidades vizinhas.

Os administradores do Plaza Shopping Itu, responsável pela montagem do enfeite, perceberam o grande número de fotos e vídeos da Árvore de Natal de Itu postados na Internet, principalmente em mídias sociais, e decidiram realizar, inclusive, uma Campanha de Fotos da Árvore Gigante. As pessoas que visualizarem a árvore dos mais variados pontos da cidade ou da regiäo podem postá-las em seus twitters, citando o @PlazaShopping e a hashtag #maiorarvoredenatal. Informações como a localização de onde as fotos foram tiradas e o nome do fotógrafo são essenciais. 

"Esta foi uma ação que surgiu de forma espontânea. Resolvemos aproveitar a oportunidade para presentear as pessoas que fazem algum tipo de registro da Árvore que construímos. A idéia é usar o Twitter como uma ferramenta de comunicação com as pessoas e fazer com que todos possam fazer parte, de alguma forma, da construção da Árvore", explica Edgar Silveira, do departamento de marketing do Plaza Shopping Itu.

A maior Árvore de Natal do mundo montada em shopping center, situada em Itu, traz estes números: * 22 colaboradores trabalharam na montagem da Árvore; * 84 metros de altura, o equivalente a um prédio de 28 andares; * 128 metros na base (perímetro); * O tubo principal que sustenta o enfeite tem 1,5 metro de diâmetro, 80 metros de altura e 12 metros de raiz; * 350 toneladas de aço e concreto armado sustentam dezenas de cabos de aço, hastes e lâmpadas; * A estrela localizada na ponta da árvore mede 6 metros (da base ao topo) e é formada por 120 metros de mangueira luminosa vermelha; * 6 quilômetros de cabo de aço; * 6 quilômetros de cabo de energia elétrica; * 6 mil soquetes com rabicho para automação; * 10 contadores, 10 relés temporizados e 1 relé programável (timer); * 800 metros de mangueira LED; * 80 cordões (festões) com cerca de 75 lâmpadas em cada; e * 6 mil lâmpadas decorativas de 40 watts.
 
 
Votorantim realiza amanhä seu 3º Passeio Ciclístico

A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e em parceria com a Academia Jump, realiza neste domingo (5) o 3º Passeio Ciclístico da Semana da Emancipaçäo, dentro das comemoraçöes alusivas à passagem do 47º aniversário de emancipaçäo político-administrativa.

O Passeio percorrerá as principais ruas e avenidas da cidade, com muita alegria e levando a mensagem da importância do uso de meios de transportes não poluentes como é o caso da bicicleta, que também contribui para uma vida mais saudável, levando mais qualidade de vida para todos.

O Passeio Ciclístico já vem se tornando uma tradição na cidade de Votorantim, já que esta é a terceira edição e cada vez com mais participantes. O objetivo deste ano será passar a marca de 300 participantes, segundo os organizadores.

Além do incentivo à prática de exercícios físicos, o Passeio Ciclístico da Semana da Emancipaçäo de Votorantim também se tornou um projeto beneficente, já que conta com o apoio de diversos patrocinadores que ajudam na confecção de camisetas do Passeio, que estäo sendo trocadas por 5 quilos de alimentos que, por sua vez, serão doados a diversas instituições sssistenciais de Votorantim e da região, beneficiando inúmeras pessoas.

A saída do Passeio amanhä será às 8h30 da frente da Academia Jump, que fica na rua Monte Alegre, 390 - Centro.

CAMINHADA ORIENTADA - Também através da Secretaria de Esportes e Lazer, a Prefeitura de Votorantim organiza, nesta 47ª Semana da Emancipaçäo, a Caminhada Orientada, que vai reunir pessoas que participam dos núcleos de caminhada e de ginástica espalhados pela cidade. O objetivo é proporcionar momentos de descontração e incentivar a prática da atividade física como forma de melhorar a qualidade de vida da comunidade.

A Caminhada Orientada acontece na segunda-feira, dia 6, às 7h30. A concentração será no Complexo Urbanístico "José de Oliveira Souza" (Zeca Padeiro), ao lado da Biblioteca Municipal.

Os núcleos de caminhada mantidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer estão localizados nos bairros Vila Nova Votorantim e Jardim Novo Mundo. Já os de ginástica estão presentes no Rio Acima, Vila Garcia, Itapeva, Green Valley, Jardim Clarice, Vossoroca, Parque Bela Vista, Jardim Paulista, Jardim Serrano I e II e Praça de Eventos "Lecy de Campos".

IPERÓ - Centro de Capacitação Ambiental será polo de ensino em Agricultura

O Centro de Capacitação Ambiental está na reta final de sua implantação em Iperó. O espaço abrigará o viveiro municipal, que terá um papel importante na manutenção das áreas verdes da cidade. O Centro também vai funcionar como polo de ensino em Agricultura.

Os primeiros alunos já chegaram. São os pacientes do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), que frequentam o lugar para atividades terapêuticas. Ali os alunos aprendem noções de Agricultura como parte do tratamento contra dependência química ou distúrbios mentais. Futuramente, o Centro irá também capacitar professores da rede municipal de ensino sobre Meio Ambiente, noções de Agricultura e como fazer o plantio de uma horta. A idéia é que eles façam hortas nas escolas, onde será a vez dos alunos aprenderem. "O objetivo é fazer com que se aprenda fazendo", explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Rural e Turismo.

O Centro também será aberto à população através de futuros cursos voltados ao trato com a terra. "É importante sensibilizar e conscientizar a população de que a natureza nos fornece tudo, precisamos saber aproveitar", completa o secretário.

3º LUGAR ESTADUAL NO SOLETRANDO - A aluna Juliana Aparecida Paulino Telles, da Escola Municipal "Profª. Pedrina de Campos Pedroso Rosa", esteve na seletiva estadual do concurso Soletrando'2011, do programa "Caldeirão do Huck", da TV Globo. A menina ficou em terceiro lugar no Estado de São Paulo.

Juliana é aluna do 8º ano e se dedica muito aos estudos. Logo após se inscrever para o programa, começou a pesquisar sobre as palavras modificadas pela reforma ortográfica no dicionário e sempre pedia ajuda à sua professora de Língua Portuguesa, Sílvia Regina de Souza. "Foi muito emocionante ver a sala se esvaziando e eu permanecendo lá. Eu não consegui passar para a seletiva nacional, mas a experiência que ficou é muito valiosa. Eu incentivo meus colegas a participarem também. Muitos não acreditavam ser possível, já que são muitas pessoas, mas se você se prepara e acredita que é capaz, você consegue", conta Juliana, emocionada, sobre sua conquista.

Para 2012, Juliana não poderá se inscrever, pois já estará no 1º ano do Ensino Médio e o concurso é apenas para alunos do Ensino Fundamental. Porém, ela acredita que mais iperoenses como ela irão representar muito bem a cidade e, mirando-se em seu exemplo, acreditarão que é possível ganhar destaque entre alunos de toda a rede de ensino no País.



TATUÍ - 120 músicos apresentam amanhä concerto especial de Natal

Cento e vinte alunos do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", de Tatuí, fazem na manhã deste domingo, dia 5, apresentação especial de Natal. São estudantes de educação musical, canto, violão e instrumentos de cordas, sopros e percussão que integram um grupo artístico-pedagógico e quatro grupos pedagógicos. A apresentação será a partir das 11 horas, com entrada franca.

O Coro Infantil do Conservatório de Tatuí, sob regência de Ronaldo Silva, recebe outros quatro grupos do CDMCC no palco do Teatro "Procópio Ferreira". São eles o Coro do Conservatório, sob regência de Cadmo Fausto; a Orquestra Sinfônica Jovem, regida por Juliano de Arruda Campos, e as Cameratas Infanto-Juvenil e Jovem, regidas pela maestrina Márcia Braga. Também farão participações especiais, como solistas, os cantores Suely Freitas, José Jessé e Cleber Miranda, escolhidos a partir de um concurso interno.

O objetivo do concerto é promover o congraçamento entre os grupos artísticos e pedagógicos do Conservatório de Tatuí numa grande festa musical. "O tema sugerido é um dos mais populares da Humanidade, sob o ponto de vista do Cristianismo, o Natal. O concerto também indica o encerramento do ciclo de inúmeras atividades realizados por cada um dos grupos no ano de 2010", resume o maestro Ronaldo Silva.



Itapeva terá 15 vereadores na próxima legislatura

Depois de muito debate a respeito da composição da Câmara Municipal para a próxima legislatura (2013-2016), o Legislativo local aprovou, em segundo turno, emenda à Lei Orgânica do Município definindo em 15 o número de vereadores. A  alteração é necessária para adequar a Lei Orgânica do Município à Constituição  Federal, que através de emenda aprovada pelo Congresso Nacional criou 24 faixas para o número de vereadores dos municípios brasileiros, de acordo com a população. 

Conforme a Emenda Constitucional 58, de 23 de setembro de 2009, que trata das disposições relativas à recomposição das Câmaras Municipais, no caso do município de Itapeva a faixa é de 80 mil a 120 mil habitantes, com limite máximo de 17 vereadores. A proposta de 15 vereadores para a próxima legislatura foi aprovada por unanimidade em dois turnos e terá validade para a próxima eleição em outubro de 2012, com mandato de 2013 a 2016.


PORTO FELIZ - Estação das Artes abre Festival de Teatro 

A Estação das Artes "Assumpta Luzia Marchesoni Rogado" promove seu 4º Festival de Teatro de hoje (4) a 12 de dezembro. Serão encenadas sete peças, além de apresentações de dança, todas com alunos das oficinas de arte da própria Estação.

Neste sábado, dia 4, serão apresentadas as peças "Pílula Falante" e "Destroços do Martírio", às 19 e 20 horas respectivamente. Amanhä, dia 5, haverá encenação da peça "Os Sete Pecados Capitais" às 17 horas, "Alice nos País das Maravilhas 2" às 18 e "Deu a Louca nas Donzelas" às 19 horas.

Na terça-feira, dia 7, será reapresentado o teatro "Pílula Falante", às 13 horas. Às 14 horas, os alunos encenam a peça "Chapeuzinho Vermelho" e, às 15 horas, tem reapresentação de "Destroços do Martírio". Na quinta-feira, dia 9, a Estação reapresenta as peças "Deu a Louca nas Donzelas" às 14 e "Os Sete Pecados Capitais" às 15h30.

O Festival de Teatro será encerrado no domingo, dia 12, a partir da 17 horas, com as peças "Deu a Louca nas Donzelas", "Chapeuzinho Vermelho" e "E o Palhaço o que é?" e com apresentações de dança do ventre e sapateado.

A Estação das Artes está ligada à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura de Porto Feliz. Seu endereço é rua Otoni Joaquim de Souza, s/nº, no Centro. 



Piedade realiza seu 22º Baile do Hawaii

O Baile do Hawaii, o mais esperado da região, chega em sua vigésima-segunda edição na cidade de Piedade. Acontece neste sábado (4), a partir das 23 horas, no Olinda Country Club. O baile vai oferecer grandes atrações e muitas novidades. A animação à beira da piscina ficará por conta da Banda Mala Direta, que promete agitar o público com um repertório repleto de músicas de sucesso. Na sede social do Clube, serão tocadas músicas eletrônicas, com os djs Brand e Brand Jr.

O 22º Baile do Hawaii de Piedade ainda oferecerá pista de dança com estrutura de iluminação, mesas totalmente cobertas, camarotes (mesa com frutas e acesso exclusivo), recepção com havaiana típica, decoração temática, telões, iluminação computadorizada, efeitos visuais de última geração, sorvetes e frutas tropicais à vontade. Para informações sobre valores de ingressos promocionais, o telefone é o (15)3244-1383. O Olinda Country Club fica à rua Saladino de Araújo Leite, 451, Vila Olinda. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar