Sábado, 6 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Megaplantio é amanhã e 50 mil mudas serão plantadas em 1 hora Trinta por cento de árvores são frutíferas e 70%, nativas

Publicada em 03/12/2010 às 21:19
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Mapa orienta como chegar ao Jardim Santa Marina, onde ocorre a atividade amanhã (Foto: Pedro Henrique Negrão)
O Megaplantio espera amanhã cinco mil pessoas para plantar 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas na zona norte de Sorocaba, onde foram identificados os menores índices de vegetação da cidade. O plano de arborização urbana ocorre neste domingo, às 9 horas, no Jardim Santa Marina e pontos das margens do Rio Sorocaba.

A proposta é reunir cinco mil pessoas da sociedade civil para a empreitada, onde cada uma terá de plantar 10 árvores em uma hora, além de recuperar a mata ciliar, totalizando 100 mil novas árvores neste ano na cidade.

Com cerca de 300 mil metros quadrados de área verde, ao longo do Rio Sorocaba, a área do Megaplantio tem início no Jardim Santa Marina e vai até o Jardim Santo André 2, nos antigos pontos de inundações onde antes moravam algumas das famílias transferidas para o Jardim Renascer. 

Essas áreas estão divididas em seis setores para facilitar a ação (vermelho, azul escuro, azul claro, amarelo, verde e rosa). Cada setor terá uma tenda, que servirá de base e apoio, com supervisor, coordenadores e monitores, para dar informações e distribuir água para a população.

Os reeducandos do regime semiaberto, da Penitenciária "Danilo Pinheiro" (P-1), no bairro Mineirão, foram responsáveis pelo cultivo de 150 mil mudas de árvores - um terço delas será plantado amanhã. 

As mudas foram transportadas para o local de plantio no início da semana. O transporte e a distribuição foram feitos pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) em uma área de quase 300 mil metros quadrados, entre o Jardim Santa Marina e o Jardim Santo André 2.

A Seobe preparou o terreno para o plantio, com a limpeza do local, retirando plásticos, vidros, papéis, e fazendo a abertura dos berços e aplicação de adubo e nutrientes para adequação do solo.

A população que comparecer no domingo terá apenas o trabalho de retirar o plástico que envolve a muda, colocá-la no berço e jogar a terra já adubada por cima. Tudo isso com ajuda de uma pazinha de bambu, confeccionada pela própria Prefeitura.

Essa atividade tem o objetivo de reflorestar pontos da margem do Rio Sorocaba, com 30% de árvores frutíferas e 70% de nativas. As espécies são cedro rosa, ingá, angico, peroba rosa, jequitibá, amora, pitanga, araçá, jaca e goiaba. Após o plantio das 50 mil mudas, os reeducandos farão o acompanhamento do desenvolvimento dessas árvores.

O prefeito Vitor Lippi pretende implantar parques lineares ao lado das áreas do Megaplantio, com pistas de caminhada, campos de futebol de areia e playgrounds.

Nos próximos anos, as obras se juntarão ao Parque da Formosa e somarão um complexo ambiental com mais de 580 mil metros quadrados na zona norte, área equivalente a quase oito vezes o tamanho do Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. A ação do Poder Público faz parte do Plano de Arborização Urbana, cuja meta é o plantio de 500 mil árvores até 2012.

PALMEIRAS IMPERIAIS - Localizado transversalmente à avenida Ulysses Guimarães, entre as ações já desenvolvidas para a reurbanização do novo espaço estão a transferência de 13 palmeiras imperiais, doadas à Prefeitura por uma rede de hipermercados. Anteriormente plantadas no terreno onde foi construída uma loja atacadista na avenida Itavuvu, as palmeiras têm aproximadamente 50 anos, entre 10 e 20 metros de altura e pesam de 10 a 25 toneladas cada. O processo preparatório para os transplantes durou 45 dias e a operação final teve cerca de dez horas, mobilizando equipamentos pesados e mais de 20 trabalhadores.

SHOW DE ENCERRAMENTO - Para encerrar o plantio com uma grande festa neste domingo na zona norte de Sorocaba, a Prefeitura vai oferecer gratuitamente ao público um show com o saxofonista e violonista do grupo Kid Abelha, George Israel. A apresentação vai ocorrer a partir das 11 horas, no final da avenida Ulysses Guimarães, no Jardim Santo André II, numa área que está sendo urbanizada pela Prefeitura Municipal.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar