Terça-Feira, 2 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Saae continua desassoreamento do rio no Vitória Régia

Publicada em 03/12/2010 às 21:16
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Os trabalhos avançam numa extensão de 1.000 metros, a partir da ponte do Vitória Régia (Foto: Divulgação)
Em continuidade às intervenções de desassoreamento do rio Sorocaba, como ação preventiva em algumas regiões da cidade onde são registradas ocorrências de alagamentos em dias de fortes chuvas, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) está trabalhando, já há uma semana, no Parque Vitória Régia.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, arquiteto Geraldo Caiuby, essas ações tiveram início em setembro último, quando o Saae realizou trabalhou na região do Jardim Maria do Carmo, com o desassoreamento do rio naquele trecho, numa extensão de 1.400 metros, entre a ponte da radial norte e a avenida Arthur Bernardes.

Agora, o Departamento de Drenagem do Saae está intervindo numa extensão de 1.000 metros, a partir da ponte do Vitória Régia, onde bancos de areia avançaram para o leito do rio, formando um afunilamento e comprometendo a sua vazão.

“Com a remoção desses bancos de areia, a exemplo do que já fizemos no Jardim Maria do Carmo e em outros trechos, desobstruímos a calha do rio naquela região do Vitória Régia e evitamos represamentos, possibilitando uma melhor fluidez das águas, medida que contribuirá para a minimização dos alagamentos naquela região da cidade”, explica Caiuby.

Também a exemplo do que já ocorreu no Jardim Maria do Carmo, no Parque Vitória Régia o Saae também está fazendo a revisão e manutenção das válvulas flaps, que são dispositivos instalados pela autarquia nas margens do rio, que em dias de fortes chuvas impedem que a água que transborda seja escoada para dentro do bairro.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar