Com a expectativa de recolher cinco mil quilos de alimentos para distribuir para entidades de Sorocaba, o Dia Nacional da Coleta de Alimentos ocorreu na cidade ontem pelo terceiro ano consecutivo, em três supermercados.
Em 2009 foram arrecadados 3.229 quilos de alimento em Sorocaba - no País todo foram 120 toneladas. Neste ano, estão participando 36 cidades do Brasil. Em Sorocaba, o Banco de Alimentos cadastrou 128 entidades da cidade e a expectativa é arrecadar cinco mil quilos de alimentos, já que três pontos foram montados em hipermercados, tais como no Coop Árvore Grande, Extra Santa Rosália e Walmart.
Após a coleta, o Banco de Alimentos vai separar a doação conforme a necessidade de cada instituição.
Segundo o responsável pela coleta em Sorocaba, José Antônio Colombo, no ano passado o Centro Social São José recebeu a maior quantidade de alimentos, cerca de 800 quilos.
Nos três locais de arrecadação, voluntários distribuíram panfletos e sacolas aos consumidores pedindo para que contribuíssem com o Dia da Coleta de Alimentos. No final da compra, os consumidores doaram um quilo de feijão ou café. Já que a lista de alimentos foi de não perecíveis, como açúcar, arroz, óleo, macarrão.
A educadora Nanci Paulo Pereira conta que já trabalhou em instituição de caridade e conhece a real necessidade dos atendidos, por isso participa de eventos como o Dia da Coleta de Alimentos. “Doei um quilo de feijão. A iniciativa é muito boa, pois sozinho ninguém consegue nada”, opinou.