Domingo, 15 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Leia aqui as notícias da Região

Publicada em 27/10/2010 às 21:33
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Vagas exclusivas já estão presentes no centro de Votorantim, conforme determina o Contran (Foto: Secom/PMV)

Região central de Votorantim já conta com faixas exclusivas para idosos

A Secretaria de Segurança Comunitária, Trânsito e Transportes da Prefeitura de Votorantim está implantando vagas regulamentadas para estacionamento exclusivo de veículos utilizados por idosos no transporte de pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção na região central da cidade.

Agentes da Sesec iniciaram os trabalhos pela avenida 31 de Março, com sinalização horizontal e vertical. Conforme cronograma, essa ação será estendida a outras avenidas da cidade. O benefício atende normas estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

As credenciais de trânsito para estacionamento de idoso em Votorantim devem ser retiradas no Paço Municipal, na Sesec, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 e das 13 às 16 horas. Já para pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção devem ser retiradas na Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), à avenida Ireno da Silva Venâncio, 27, com atendimento das 8 às 11 e das 13 às 17 horas em dias úteis.

 

Votorantim abre concorrência pública para reforma e ampliação da Praça de Eventos

A Prefeitura de Votorantim informa que está aberta concorrência pública junto ao seu Departamento de Licitação e Contratos para a contratação de empresa de engenharia para a primeira fase da ampliação da Praça de Eventos "Lecy de Campos". A abertura dos envelopes acontece no dia 17 de novembro.

O local receberá um novo sistema de drenagem, pista de caminhada, replantio de grama, novo piso e implantação de ciclovia. As ações são para adequar o espaço para atender ao conceito de praça multiuso, permitindo maior interação da comunidade e facilidades para a promoção de eventos oficiais, entre outras atividades.

Para a realização da obra, a Prefeitura celebrou convênio com o Ministério do Turismo, e já assinou com a Caixa Econômica Federal, garantindo nessa primeira fase do projeto o repasse federal de R$ 975 mil. Com a verba liberada, o projeto foi avaliado nos últimos meses por técnicos da Caixa, em atendimento às exigências estabelecidas, e segue em trâmite o processo licitatório para a definição da empresa contratada para a execução das melhorias. A expectativa é de que nos próximos meses o canteiro de obras seja instalado no local.

Para o prefeito Carlos Pivetta, a valorização do espaço é uma ação prioritária, tanto que no ano passado foi elaborado o projeto para sua revitalização e, com isso, buscou-se a parceria do governo federal.

ESCOLAS MUNICIPAIS MATRICULAM NOVOS ALUNOS - A Secretaria de Educação da Prefeitura está recebendo matrículas antecipadas de crianças com idade escolar para Educação Infantil e Ensino Fundamental para frequentarem unidades da Rede Pública Municipal em 2011. Para o Ensino Infantil, devem ser matriculadas as crianças que completarão 4 anos até dia 31 de março de 2011. Já para o Ensino Fundamental, as matrículas são para aquelas que estão `fora' da escola, isto é, não freqüentam a escola de Educação Infantil e completarão 6 anos até o dia 31 de março de 2011.

Para fazer, as matrículas os pais ou responsáveis devem procurar a unidade escolar mais próxima da casa, munidos da certidão de nascimento, comprovante de residência (em nome do responsável legal pela criança), carteira atualizada de vacinação e, se for beneficiado pelo Bolsa Família, xerox do cartão com o número do NIS.

MANUTENÇÃO DAS MARGENS DO RIO SOROCABA - A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está realizando a manutenção de um trecho das margens do rio Sorocaba. Um banco de areia está sendo retirado para que o leito do rio siga o seu caminho normalmente. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, José Elias Gianolla, essa intervenção é necessária porque o banco de areia está desviando o curso do rio e com isso, quando a vasão sobe, parte do rio atinge uma das laterais do leito, provocando erosão e comprometendo o passeio público ao lado da avenida Vereador Newton Vieira Soares. Como o período de chuvas se aproxima, o serviço se faz necessário.

A Secretaria de Meio Ambiente do Município informa, por sua vez, que os órgãos ambientais competentes já foram notificados e o trabalho conta com licença do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DEPRN). Além da retirada do banco de areia, a manutenção começa a preparar o local que futuramente irá receber a ciclovia que vai interligar o trecho da rua Alfredo Fillipin com a avenida Vereador Newton Vieira Soares.

 

PIEDADE - Pequeno produtor de vinho artesanal é certificado

Com apoio da Prefeitura de Piedade, por meio da Diretoria Municipal de Agricultura, Osvaldo Pereira Gois conseguiu a certificação do Sipaf (Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar), do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Gois produz, anualmente, 4 mil litros de vinho seco e suave de maneira totalmente artesanal.

Vinho Dübon. Essa é a marca do produto piedadense, agora devidamente registrada e liberada para comercialização. Há quatro anos, o produtor, com ajuda de sua esposa, iniciou o cultivo de uvas da qualidade Niagara em sua propriedade. Hoje, cultiva uma área de 3.780 metros quadrados, que caracteriza bem o perfil de agricultura familiar. "Antes de iniciar a produção, recebi orientação da Vigilância Sanitária para adaptação do local. Todo serviço, desde a plantação das uvas até o engarrafamento do vinho, é realizado por duas pessoas: eu e minha esposa", conta Osvaldo Góis.

Osvaldo também fabricou grande parte das ferramentas que utiliza na produção, como colocador de rolha e rótulos, adaptadores, lacres e respiradores para as barricas que armazenam o líquido. O produto é comercializado em alguns empórios, mercados e varejistas em Piedade e de São Paulo. Também é consumido por turistas que visitam o Município. "Com certeza, o selo Sipaf trará novas oportunidades de comercialização, visto que se trata de uma certificação nacional", finalizou Gois.

O objetivo do Sipaf é mostrar a participação da agricultura familiar nos alimentos consumidos no País. Sua validade é de cinco anos, podendo ser renovado. É concedido a empresas e cooperativas, portadoras ou não de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), e a agricultores familiares, desde que portadores de DAP, para identificar produtos como verduras, legumes, polpas de frutas e laticínios, entre outros.

Piedade realiza sábado Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero

A Diretoria de Saúde da Prefeitura de Piedade realizará neste sábado, dia 30, a importante Campanha de  Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero. O trabalho será desenvolvido por profissionais das 9h30 às 15 horas, no Ambulatório Médico Odontológico Municipal. Além do exame de prevenção, a Campanha terá palestras e exibição de vídeos educativos.

Como ocorreu no ano passado, mais uma vez a Avon Cosméticos será uma parceira na realização do evento. Através do projeto "Um Beijo pela Vida", a empresa oferecerá maquiagem gratuita e sorteios de brindes às participantes. O agendamento antecipado pode ser efetuado no Setor de Ginecologia do Ambulatório, das 9h30 às 10h30 e das 14h30 às 15h30. 

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE HANSENÍASE - Por outro lado, ainda a Diretoria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que iniciou dia 18, a nível local, a Campanha Nacional de Conscientização sobre Hanseníase. O trabalho de orientação e identificação da doença também se estenderá até este sábado, dia 30/10, das 7 às 16 horas, no Ambulatórion Médico e Odontológico Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3244-1228, ramal 32, ou pessoalmente no Setor de Vigilância Epidemiológica de Piedade.

 

Itu promove sua 5ª Mostra Orquídeas & Cultura

Quem passar pela 5ª Mostra Orquídeas & Cultura do Espaço Fábrica São Luiz, que ocorrerá neste final de semana prolongado pelo feriado de Finados (dias 29, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro), em Itu, além de apreciar os mais belos exemplares desta distinta flor, poderá participar de palestras sobre as formas corretas de plantio e cultivo, tanto para quem deseja produzir em grande escala, como também para quem quer começar com apenas um vaso em sua própria casa. Estarão à venda centenas de orquídeas e utensílios para o cultivo.

A Mostra trará também a apresentação de R Biagio, artista plástica pintando ao vivo (óleo sobre tela). "Queremos que as pessoas conheçam melhor a flora da nossa região, que é privilegiada com o clima e luminosidade ideais para o cultivo de orquídeas, além de despertar a consciência da preservação das nossas matas", ressalta Ricardo Pacheco, responsável pelo Espaço Fábrica São Luíz.

A abertura da exposição será nesta sexta-feira (29). A visitação poderá ser feita das 8h30 às 18h30. A entrada é franca e, no local, haverá praça de alimentação. O Espaço Fábrica São Luiz fica na rua Paula Souza, 492, no centro de Itu.

 

BOITUVA - Participação de homens na campanha contra o câncer supera expectativas

Realizada em Boituva no sábado (16), a campanha contra o câncer de colo do útero, de próstata e saúde bucal, onde foram atendidas 417 pessoas, superou as expectativas quanto à participação dos homens, por causa de velhos tabus. Dos participantes, 120 mulheres fizeram a coleta de amostra para o exame papanicolau, 137 homens para o exame de sangue PSA e 160 pessoas fizeram exame preventivo de saúde bucal. Todos os exames foram feitos na Unidade Básica de Saúde do bairro Residencial De Lorenzi.

Segundo a Secretaria de Saúde do Município, o número de homens que procuraram a UBS superou as expectativas, já que é sempre menor a procura por parte dos homens para realização de exames preventivos. Já a procura por parte das mulheres foi menor porque as boituvenses vêm fazendo o acompanhamento de rotina em todas as UBSs da cidade de maneira periódica, através de agendamentos diários para coleta de amostras de papanicolau.

A campanha foi uma realização da Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Saúde, com o objetivo de incentivar os exames preventivos, ressaltando a importância do diagnóstico precoce para essas doenças.

PALESTRAS SOBRE BULLYING A ESTUDANTES - Bullying é o termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por uma ou mais pessoas com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa incapaz de se defender. Atentos aos riscos disso acontecer, os alunos do grêmio estudantil da EMEF Esmeralda Bertoli Labronici, de Boituva se uniram e promoveram uma série de palestras sobre o assunto.

Com o intuito de informar, evitar a prática e principalmente encorajar a denúncia, os alunos falaram de igual para igual com seus colegas, orientando a todos. "Agora, nós funcionamos como a fonte de informações sobre esse assunto, mas o importante é que todos nós possamos impedir que esse comportamento continue", afirmou a aluna Letícia Lima, uma das palestrantes.

O grêmio estudantil daquela escola de Ensino Fundamental boituvense é formado por Bruna Ferreira, Letícia Lima, Felipe Palermo, Lucas Vitor, Bruna Batista, Anthony dos Santos, Vanessa Lira e Denise Rudd. Numa das reuniões do Grêmio, casos de bullying foram citados e, assim, surgiu a idéia de se fazer algo para barrar esse comportamento. Todos os alunos da Escola assistiram a palestra e já comentam que muitas brincadeiras inoportunas perderam espaço na sala de aula. Os alunos inclusive já procuraram professores, coordenadores e representantes do Grêmio para relatar casos de bullying. "Algumas pessoas já me procuraram e eu tentei orientar de acordo com as informações que consegui na elaboração das palestras. Poder falar a respeito já ajuda no combate ao bullying", afirmou Bruna Ferreira, integrante do Grêmio.

Essa ação dos alunos acontece com o apoio dos pais, professores, do coordenador José Maurício Bovo Nascimento e da diretora Maria Conceição Macruz da Silva Holtz.

 

Tietê realiza 37ª Semana Camargo Guarnieri

Digno de inúmeros prêmios e ocupante de altos cargos no cenário da música nacional e internacional, o compositor tieteense Mozart Camargo Guarnieri será mais uma vez homenageado pela Prefeitura local. Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a trigésima-sétima edição da Semana em tributo ao músico foi aberta nesta terça-feira (26). A programação inclui exposições de objetos pessoais do artista e de seu acervo musical, apresentação do coral de alunos da Emeb Eleutério José Moreira e visitas à Casa da Cultura "Benedito Pedro Silvestrin" e à Audioteca "Itamar Assumpção", além de shows na praça Dr. Elias Garcia.

O intuito é relembrar a trajetória e obras de Guarnieri, nascido em Tietê e cuja carreira foi constituída através de muito estudo e graças à influência de grandes intelectuais modernos, como Mário de Andrade. Segundo o secretário Marcos Paulo da Silva, Tietê foi celeiro de inúmeros talentos e precisa valorizar esses artistas: "Camargo Guarnieri tem um repertório reconhecido internacionalmente e contribuiu muito com a cultura no Brasil, em especial no Estado de São Paulo. Acho ótimo que tenhamos a oportunidade de explorar sua vida e cultivar entre os mais jovens o gosto pela arte, incentivando-os a seguir o exemplo de músicos bem sucedidos como ele".

 

PORTO FELIZ - Defesa Civil começa ação preventiva para o Verão

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil antecipou os trabalhos da Operação Verão em Porto Feliz, previsto para começar em 1º de novembro. Nesta etapa, a ação preventiva efetuou podas e retirada de algumas árvores em toda a extensão do córrego Pinheirinho.

O coordenador municipal de Defesa Civil, Rodrigo Naldi, comentou a importância da Operação, afirmando que "sem esse serviço, ao iniciar o período de chuvas, haveria retenção de materiais e diminuição do fluxo da água, ocasionando risco de enchentes". Esse trabalho se estenderá em todos os canais do município que são ligados ao córrego Pinheirinho.

A Defesa Civil de Porto Feliz é vinculada à Diretoria de Segurança e Operações Comunitárias e atende pelo telefone gratuito 199.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar