Domingo, 15 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Dia Internacional da Animação: exibição de curtas pelo mundo Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais se desenrola em mais de 400 cidades do Brasil (Sorocaba é uma delas) e em 30 países

Publicada em 27/10/2010 às 21:12
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Animação "O acaso da borboleta" (Foto: Divulgação)

Pelo sétimo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais. Hoje, às 19h30, haverá exibições em mais de 400 cidades do País, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), inclusive em Sorocaba, no Auditório da Unip (Avenida Independência, 412, Bairro Iporanga). A entrada é gratuita, mas pede-se a colaboração dos participantes para a Creche Maria Claro e o Lar da Mônica com uma caixa de leite. Quem não for aluno da Unip deve enviar e-mail para euqueroverodia@terra.com.br, com nome e RG.

Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a esta arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira.

O “Dia Internacional da Animação” também ocorre em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, Canadá, Irã, Romênia, Coréia do Sul, Austrália e Camarões, que fazem intercâmbio de suas mostras.  

Em 2010 foram inscritos 73 curtas-metragens em animação de vários Estados brasileiros. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos 51 países membros da Asifa (Associação Internacional do Filme de Animação). Além das exibições da mostra oficial, nacional e internacional (que terão uma hora de duração cada), houve várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecederam o acontecimento de hoje, como mostras infantis, mostra para deficientes auditivos e visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições.

A Mostra Nacional 2010 contará com exibição de curtas metragens como “Tromba Trem - O estrangeiro”, de Zé Brandão; “Como comer um elefante”, de Jansen Raveira e “Eu queria ser um monstro”, de Marão (RJ); “Doce Ballet”, de Lina Fridman e Maira Fridman; “Quando as cores somem”, de Luciano Lagares (SP), entre outros. Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para “Pássaros”, de Filipe Abranches (Portugal), “Kensho”, de Daniel Kang (EUA), “Zsa Zsa Zsu”, de Tromarama (Indonésia) e “Hide & Seek”, de Sherif Abbas (Egito).

A Mostra busca alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, por meio do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br.  

“Este será o sétimo ano que a ABCA promove o Dia Internacional da Animação. A cada edição, alcançamos mais cidades e espectadores. Somos o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo, e isso só acontece graças ao esforço de muitos voluntários entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional. A ABCA se enche de orgulho de ter desencadeado esse fenômeno e de conseguir repeti-lo a cada ano no Brasil”, avalia Marta Machado, diretora da ABCA.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar