Domingo, 15 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Zé do Caixão vem à cidade discutir o terror na literatura O Sesc Sorocaba promove gratuitamente nesta semana o “Letras Assombradas”, onde a literatura do terror é tratada em diferentes atividades oferecidas

Publicada em 26/10/2010 às 21:42
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Na sexta-feira, Zé do Caixão promove um bate papo às 14 horas na Biblioteca Infantil (Foto: Divulgação)

Discutir a literatura fantástica brasileira trazendo o terror como temática principal é a proposta do “Letras Assombradas”, evento preparado pelo Sesc Sorocaba em parceria com a Biblioteca Infantil Municipal e com a Oficina Cultural "Grande Otelo". O especial começa hoje e segue até sábado (30), com destaque para o bate papo que o ator José Mojica, o Zé do Caixão, vai promover na sexta-feira. 

Abrindo a programação hoje (27), na Biblioteca Infantil Municipal (Rua da Penha, 673, Centro), as atividades serão comandadas pela doutora em Literatura Francesa e Processo Criativo, Heloísa Prieto, autora de cerca de 50 livros infanto-juvenis. Às 14 horas, a oficina de literatura oral “Armadilhas da Morte” apresenta a narrativa de terror e mistério como jogo criativo, onde se incentiva o leitor a ser esperto o suficiente para desvendar segredos e antecipar finais inesperados.

Após a exibição e análise de filmes de suspense, bem como leitura de contos de mistério, os participantes serão convidados para uma roda de histórias de terror, onde um participante auxiliará o outro no desenvolvimento do ato criativo.

Às 19 horas, a autora faz um bate papo com os participantes, incentivando à leitura e redação, baseando-se no antigo provérbio “do pó viemos, ao pó voltaremos”, propiciando a reflexão acerca da finitude e das mazelas da vida. Para participar das atividades, é preciso fazer inscrição prévia pelo telefone (15) 3332-9933.

QUINTA-FEIRA - Neste dia, às 14 horas, a oficina de redação criativa “Criadouro de Vampiros” será ministrada por Giulia Moon, autora que se dedica à literatura fantástica há dez anos. Por meio da leitura e análise de trechos de algumas obras, a discussão propiciará aos participantes um "brainstorm" para a construção de personagens vampirescos, através das peculiaridades e características apresentadas pela oficineira.

Uma conversa, às 19 horas, trará Kizzy Ysatis, o primeiro escritor brasileiro vencedor de um prêmio com um livro sobre vampiros. O também jornalista criou uma concepção diferente em sua literatura, comparando os vampiros com anjos e, neste encontro, explanará o seu processo de produção literária, suas influências e pesquisas.

Para as duas atividades, que se darão na Biblioteca Infantil, as inscrições são feitas antecipadamente pelo (15) 3332-9933.

SEXTA-FEIRA - Às 14 horas, o diretor José Mojica Marins, criador do mais famoso personagem do cinema de terror brasileiro, o Zé do Caixão, abordará em uma conversa informal as diferenças entre levar o terror às telas ou às páginas de um livro. A atividade, indicada para maiores de 14 anos, vai se desenrolar na Biblioteca Infantil e os interessados devem se inscrever com antecedência pelo (15) 3332-9933.

No início da noite, às 19 horas, na frente da Oficina "Grande Otelo" (Praça frei Baraúna, s/n°, Centro), haverá a exibição do filme “A encarnação do Demônio”, que fecha a trilogia criada por Zé do Caixão. No filme, o coveiro sádico agora em liberdade, após o tempo que passou na prisão, sai em busca da mulher que possa gerar seu filho perfeito.

ENCERRAMENTO - Concluindo a programação do especial, no sábado (30), o Núcleo Vendaval apresenta a narração de histórias “A Caixa do Terror”, às 15 horas. Com muito humor e música, por meio do teatro de formas animadas, uma divertida disputa entre dois contadores malucos traz à tona personagens como bruxas, fantasmas, esqueletos e monstrengos.

Neste mesmo dia, às 16 horas, o espetáculo infantil “Cantos e Causos de Assombração”, com a Cia. Tempo de Brincar, brincará com nossos medos proporcionando a coragem para os enfrentar. A dupla Elaine e Valter traz o mistério da vida e da morte, através de assombrações e encantamentos presentes nos contos populares e cantigas de roda.

Às 20 horas, os paulistas da Cia. O Grito apresentam o espetáculo “Berenice”, que narra a história de um casal de primos que desenvolveram doenças raras. Criados juntos desde a infância, eles se apaixonam e resolvem se casar, mas a morte de Berenice, antes do casamento, faz Egeu criar fixação pelos dentes da amada. A história é uma adaptação teatral de um conto homônimo de Edgar Alan Poe, que apresenta a inevitável tragédia do fim. Também apresentada na Biblioteca Infantil, os ingressos serão distribuídos no local.

PROGRAME-SE

* Todas as atividades são oferecidas gratuitamente

Hoje (27)
* 14h00 - Oficina de literatura oral “Armadilhas da Morte”, com Heloísa Prieto
* 19h00 - Bate papo com Heloísa Prieto
* Local: Biblioteca Infantil Municipal (Rua da Penha, 673, Centro)
* Vagas: Limitadas; inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo (15) 3332-9933
 
Quinta-feira (28)
* 14h00 - Oficina de redação criativa “Criadouro de vampiros”, com Giulia Moon
* 19h00 - Bate papo com Kizzy Ysatis
* Local: Biblioteca Infantil
* Vagas: limitadas; inscrições antecipadas pelo telefone (15) 3332-9933
 
Sexta-feira (29)
* 14h00 - Bate papo com José Mojica Marins (Zé do Caixão)
* Local: Biblioteca Infantil
* Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, com uma hora de antecedência
* 19h00 - Exibição do filme “A encarnação do Demônio”, na Praça Frei Baraúna, s/n°, Centro (na frente da "Grande Otelo")

Sábado (30)
* 15h00 - Narração de histórias infantis “A Caixa do Terror” (gratuito)
* 16h00 - Espetáculo infantil “Cantos e Causos de Assombração”, com a Cia. Tempo de Brincar (os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local)
* 20h00 - Espetáculo “Berenice”, com a Cia. O Grito (ingressos serão distribuídos gratuitamente por lá)
Local: Biblioteca Infantil Municipal

* Mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico www.sescsp.org.br, na Central de Atendimento do Sesc Sorocaba, por meio do telefone (15) 3332-9933, ou na Avenida Washington Luiz, 446, Jardim Emília. O funcionamento vai de terça a sexta-feira, das 13 às 21h45, e aos sábados e feriados, das 9h15 às 18 horas.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar