Domingo, 15 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Ciclovia vai interligar Dom Aguirre à Biblioteca Municipal

Publicada em 26/10/2010 às 21:24
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Após a conclusão das obras, os ciclistas poderão sair da Av. Dom Aguirre, passar pela Pinga-Pinga, seguir pelo Paço, até a Biblioteca (Foto: Emerson Ferraz / Secom)

A Prefeitura de Sorocaba dá prosseguimento às obras que possibilitarão a interligação por ciclovias entre a avenida Dom Aguirre e a Biblioteca Municipal, no Alto da Boa Vista. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) executa no momento serviços para o alargamento da calçada ao redor da Ponte do Pinga-Pinga, delimitando as áreas de passagem dos ciclistas e pedestres. Os benefícios integram as ações que visam dotar Sorocaba de 80 km de ciclovias até o final do ano.

O alargamento da calçada da Ponte do Pinga-Pinga vem sendo feito por reeducandos da Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro”, no Mineirão, e  supervisionado pela Seobe. Atualmente, os trabalhos consistem na concretagem do trecho; em seguida, o espaço da ciclovia será pintado de vermelho e receberá sinalização viária.

Após a conclusão das obras, os ciclistas poderão sair da avenida Dom Aguirre, passar pela Pinga-Pinga, seguir pelo Paço Municipal, até a Biblioteca Municipal. Nas próximas semanas, esta pista será ampliada ainda mais, terminando no Parque Natural “Chico Mendes”.

Com mais de 65 km concluídos, o Plano Cicloviário de Sorocaba é considerado um modelo nacional nas áreas de mobilidade urbana e qualidade de vida, pois garante segurança aos ciclistas, estimula o lazer e a prática de atividades físicas, além de oferecer uma opção econômica e não poluente de transporte. Por determinação do prefeito Vitor Lippi, nos próximos dias, a Prefeitura desenvolverá neste ano a construção de mais 15 km, completando uma rede de 80 km. A meta do Plano Cicloviário é viabilizar 100 quilômetros de ciclovias interligados até 2012, o que permitiria a circulação entre todas as regiões da cidade.

As obras serão desenvolvidas em avenidas de diferentes regiões, além de iniciar o processo de interligação das ciclovias aos parques da cidade, beneficiando a todos que pedalam, seja para quem vai ao trabalho, seja para o lazer ou para a prática de atividades físicas. Em 2009, o projeto garantiu a Sorocaba destaque durante o prêmio “Município Verde Azul”, com honraria especial “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela maior rede de ciclovias do Estado. A cidade ainda se destacou com a maior nota entre os municípios de São Paulo com mais de 100 mil habitantes.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar