Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Urnas já estão prontas para o segundo turno Na cidade, a apuração deve estar concluída até as 19h30 do domingo, dia 31

Publicada em 25/10/2010 às 20:21
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O chefe do cartório 343, João Lima, conta que três urnas apresentaram defeitos durante teste (Foto: Pedro Henrique Negrão)

Os seis cartórios eleitorais de Sorocaba preparam-se para o segundo turno das eleições de 2010, que ocorre no próximo dia 31. As 1.194 urnas eletrônicas foram testadas e lacradas no domingo (24) pelos funcionários da Justiça Eleitoral. O chefe do cartório eleitoral 343, João Lima, acredita que em Sorocaba a apuração dos votos esteja encerrada já às 19h30.

As urnas eletrônicas serão transportadas do cartório eleitoral, que fica no bairro do Mangal, até os 134 locais de votação na sexta-feira, a partir das 8 horas. No sábado, as cabinas de votação e as urnas serão montadas e instaladas nos colégios eleitorais para que, no domingo, esteja tudo pronto para que os 407.075 eleitores sorocabanos escolham o novo presidente da República.

Durante o teste das urnas eletrônicas, três apresentaram defeitos no domingo. Estas passaram por manutenção e ficarão como reservas. As urnas receberam a memória de resultados do segundo turno e lacres vermelhos.

O chefe do cartório eleitoral 343 relembra aos eleitores que para exercer a cidadania deve levar um documento com foto para votar, não é necessário levar o título de eleitor, mas é necessário saber a seção de voto.

No Estado de São Paulo, os eleitores votarão apenas para presidente da República. Para o segundo turno, Lima acredita que não haverá filas nas 1.084 seções, pois os eleitores devem votar em dez segundos por ter apenas um candidato.

A votação que ocorre no próximo domingo, das 8 às 17 horas, nos 134 colégios eleitorais de Sorocaba, contará desta vez com quatro mesários, pois o segundo secretário é dispensado. Já na mesa de justificativa, continua havendo cinco mesários.

Lima explica que o cartório eleitoral não está reemitindo títulos de eleitores. A maioria dos eleitores que procuram o cartório é para justificar a ausência no primeiro turno ou para regularizar sua situação. “Para justificar no cartório, o eleitor tem de trazer o comprovante de ausência, como, por exemplo, o atestado médico. Por isso, é melhor justificar no dia do pleito, que é mais simples”, explica.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar