Domingo, 15 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Confira as notícias da Região

Publicada em 25/10/2010 às 20:15
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Restauração da Estação Ferroviária demorará 2 anos, mas devolverá a Iperó importante patrimônio histórico (Foto: Pedro Carlos Leite/AI-PMI)

Alunos do NPPH começam a restauração da Estação Ferroviária de Iperó

Os cerca de 50 alunos do curso de NPPH (Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico) já estão trabalhando na revitalização do prédio da antiga Estação Ferroviária de Iperó. A ação é uma parceria entre a Prefeitura local, Senai e Secretaria da Cultura do Estado e visa ensinar o ofício da restauração aos jovens da cidade, ao mesmo tempo em que Iperó tem seu patrimônio recuperado.

Com faixa etária acima de 18 anos, os jovens alunos do NPPH atuam nas áreas de auxiliar de Carpintaria, auxiliar de pintor restaurador, auxiliar de pedreiro restaurador e serralheiro. Os cursos têm a duração de 6 meses. A importância do projeto, que tem destaque nacional, na inserção dos jovens no mercado de trabalho é reconhecida pelos alunos também. "É muito importante participar do curso, porque para as mulheres é sempre mais complicado arrumar um emprego na área. É uma ótima porta de entrada", comenta a aluna do curso de Auxiliar de Pintor, Taciana Nascimento.

Atualmente trabalhando na limpeza do prédio da Estação e remoção do reboco, os restauradores devem levar cerca de dois anos para concluir o trabalho, numa obra que  vai envolver mais três futuras turmas de alunos. Profundamente ligada à história de Iperó, a Estação Ferroviária será usada para atividades culturais após a conclusão da restauração. Os alunos do projeto já restauraram outros importantes patrimônios históricos da cidade aliás, com o prédio do Pernoite (Centro), antigo casarão onde os maquinistas pernoitavam na troca de turno, o armazém de triagem de cargas (Centro) e a igreja de São Jorge, em George Oétterer.

COBERTURA DA QUADRA DA ESCOLA MARINHEIRO - Por outro lado, as obras de cobertura da quadra da Escola Marinheiro Mariz de Barros, no bairro de George Oétterer, estão em ritmo acelerado. Os pilares pré-fabricados, que darão sustentação à cobertura, já foram instalados e, atualmente, está sendo feita a parte em alvenaria dos vestiários.

A previsão é de que a quadra coberta seja entregue aos alunos da Escola em dezembro. Com a cobertura, os alunos terão mais conforto durante as atividades físicas, podendo realizá-las também em dias de chuva, além de contarem com mais estrutura para a realização de eventos.

Conservatório de Tatuí inaugura novo Setor de Artes Cênicas

Autoridades locais e regionais prestigiaram a abertura oficial do novo espaço destinado às aulas do Setor de Artes Cênicas do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", localizado à rua 15 de Novembro, 233, Centro. Estavam presentes, entre outros, o prefeito Luiz Gonzaga, o diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Henrique Autran Dourado, o vice-prefeito Luiz Antonio Voss Campos, o presidente da Câmara Municipal, José Tarcísio Ribeiro, e o secretário de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura local, Jorge Rizek, entre outros.

Em discurso na oportunidade, o prefeito Gonzaga destacou a importância do Conservatório como fomentador de cultura para a cidade e ainda que o grande objetivo é que a escola de música e teatro consiga construir seu próprio câmpus o mais breve possível.

Todos os presentes, inclusive os alunos, que estrearam o espaço com a última aula da Oficina Técnica de Alexander, participaram de um coquetel. A cerimônia fez parte da 23ª Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo. O espaço, locado, foi totalmente adaptado às necessidades do Setor de Artes Cênicas do CDMCC que, pela primeira vez desde que fundado na Escola inicialmente voltada exclusivamente à Música, terá um espaço próprio e exclusivo.

Cidade sedia 2º Encontro de Relacionamento & Negócios - Amanhã (27), quarta-feira, a partir das 18 horas, será realizado nas dependências do Sindicato Rural Patronal o 2º Encontro de Relacionamento & Negócios de Tatuí. A realização é do Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae, Associação Comercial e Empresarial e Sindicato Rural Patronal, com apoio da Prefeitura de Tatuí. O evento é dirigido ao produtor rural, para a valorização dos produtos e as parcerias comerciais no Município, aumentando, assim, as chances de bons negócios.

O evento é gratuito. O Sindicato Rural Patronal fica na rua XI de Agosto, 1.375, no Centro. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (15)3305-4832 e 3251-4320.

 

Planejamento será tema do Circuito de Negócios em Votorantim

A importância do planejamento na gestão da micro e pequena empresa será o tema central do encontro empresarial que será realizado em Votorantim nesta quarta-feira, dia 27. O evento encerrará o Circuito de Negócios na região de Sorocaba, uma maratona de encontros com temas chaves sobre gestão e que já percorreu seis municípios da área de abrangência do Escritório Regional de Sorocaba do Sebrae-SP.

Em Votorantim, o tema do Circuito será "Planejar para Crescer", com dicas que mostrarão ao empresário como o planejamento bem estruturado é fundamental para adequar os processos da empresa à realidade dos negócios, tornando-a mais produtiva, dinâmica e preparada para os desafios do mercado. No Circuito de Negócios, os participantes acompanham a palestra sobre o tema proposto e, em seguida, debatem os principais dados a partir de relatos das experiências dos próprios empresários. O evento conta ainda com o café de negócios, um espaço onde os empresários poderão se encontrar e trocar informações sobre seus produtos e serviços. Ao final do encontro, todos recebem um resumo dos assuntos abordados.

O evento faz parte da programação do Mês do Empreendedor e foi apresentado também nos municípios de Boituva, Itapetininga, Sorocaba, São Roque, Salto e Salto de Pirapora. De acordo com o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Sorocaba, Carlos Alberto de Freitas, o Circuito oferece orientação em várias áreas de gestão empresarial e que são fundamentais para atender às necessidades básicas de administração do dia a dia do negócio. "O Circuito é também a oportunidade de o empresário ampliar sua rede de contatos e prospectar futuros negócios", destaca.

A palestra está agendada para as 19 horas, no Auditório Municipal "Francisco Beranger" (avenida Newton Vieira Soares, 291 - Centro). Inscrições e informações pelo fone (15)3224-4342.

 

Araçoiaba da Serra realiza sua 1ª Bienal do Livro

A Universidade Interativa "Professor Toledo", de Araçoiaba da Serra, projeto da Prefeitura local juntamente com a Anhanguera Educacional, realiza amanhã, dia 27, das 10 à 21 horas, a 1ª Bienal do Livro - Unidas-Professor Toledo, evento que pretende ampliar o acesso dos atores educacionais do Município (pais, alunos, professores) às novidades do meio editorial. O foco principal é o incentivo à leitura, tanto para os habitantes de Araçoiaba da Serra, como também de toda a região. De forma a atingir pessoas de idades e gostos variados, o evento contará com a participação de diferentes editoras e também de livrarias importantes de Sorocaba.

O espaço de divulgação será composto de módulos abertos sem divisórias, no interior do Ginásio de Esportes do Município e serão destinados, exclusivamente, para a exposição e venda de produtos, atividades culturais para crianças e intervenções artísticas no palco. No espaço externo, contíguo ao Ginásio, os visitantes contarão com tendas de alimentação, diversão, leitura e relaxamento. A Bienal não possui, porém, fins lucrativos e nem os expositores, nem os visitantes pagarão qualquer taxa de participação.

O Ginásio de Esportes de Araçoiaba da Serra fica à avenida Antônio Vieira de Amaral, 353, no Jardim Salete.

 

Porangaba conclui asfaltamento da rua Segismunda Machado

As obras de asfaltamento da rua Segismunda Machado, via de acesso à estrada que interliga Porangaba a Conchas, foram concluídas, após terem ficado bom tempo paralisadas por causa das chuvas. A realização dessa importante obra é fruto do empenho do prefeito porangabense Luiz do Deraldo, que por intermédio do deputado estadual João Mellão conseguiu junto ao Governo do Estado a liberação da verba necessária para a execução da obra.

Além da pavimentação, a obra de asfaltamento contou também com o preparo e compactação do sub-leito do solo, aplicação de imprimadura impermeabilizante e imprimadura ligante e a pavimentação asfáltica de 517,30 metros quadrados. Em visita ao local, o prefeito Luiz do Deraldo falou da importância da realização da obra para o trafego de veículos no centro da cidade, que há anos vinha sofrendo transtornos devido às más condições do piso. "Com a realização da obra de asfaltamento da rua Segismunda Machado, pretendemos solucionar um problema que vem se arrastando por várias administrações", resumiu.

O prefeito falou também das obras de pavimentação das ruas Antônio Oliveira Pinto (subida dos Nunes) e Vereador João Batista Mendes (subida do Jardim Bela Vista) que estão em andamento, além das obras de asfaltamento do Terminal Rodoviário, as quais, após serem iniciadas, também foram afetadas pelo excesso de chuva, mas que deverão ser concluídas o mais rápido possível.

Itapetininga sedia II Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio

Nesta quinta (28) e sexta-feiras (28), Itapetininga sediará um dos importantes encontros sobre o agronégócios do País, o II Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio (Sintagro). Promovido pela Faculdade de Tecnológia (Fatec) "Prof. Antônio Belizandro Barbosa Rezende", de Itapetininga, o evento discutirá o tema "Gestão, Inovação e Tendências no Agronegócio" e deve reunir as nove unidades de Fatec's que ministram o curso de Tecnologia em Agronegócio e aproximadamente 1.500 participantes, vindos de diferentes regiões do Estado e do País.

Entre as atividades programadas para o II Sintagro, estão debates que tratarão o Agronegócio como um dos setores prioritários da economia nacional e mundial, favorecendo a troca de conhecimento e aprendizagem, buscando utilizar seus resultados como instrumento de atualização profissional e desenvolvimento dos municípios em que as Fatec's estão inseridas.

O II Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio acontece nas dependências do antigo prédio da AEI/OSE, localizado à avenida João Barth, s/nº.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR'2011 DA FATEC - De acordo com os estudos do Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza" (Ceeteps), atualmente quem faz algum tipo de curso nas faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatec's) tem o passaporte de entrada para o mercado de trabalho. As estatísticas mostram que, devido à demanda do mercado de trabalho, 94% dos estudantes que concluem os cursos ministrados pela Fatec têm emprego garantido um ano após o término do curso

Em Itapetininga, a Fatec Prof. Antônio Belizandro Barbosa Rezende está com as inscrições abertas para novo processo seletivo dos cursos de Agronegócios, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Comércio Exterior, todos gratuítos. Ao todo, estão sendo oferecidas 240 vagas e, para se inscrever, os interessados devem acessar até o dia 9 de novembro o site www.vestibularfatec.com.br e pagar a taxa no valor de R$ 70. Mais informações podem ser obtidas na própria Fatec de Itapetininga, localizada à rua João Vieira de Camargo, 104 - Vila Barth, ou através do telefone (15)3272-7916.

Os candidatos que não possuírem acesso à Internet podem acessar gratuitamente a rede de segunda à sexta-feira, das 8 às 22 horas, no posto do Acessa São Paulo, instalado na Biblioteca Municipal, à rua Campos Sales, 175, Centro, ou das 8 às 17 horas, no Telecentro Comunitário, nas dependências do Ceami (Centro de Atendimento à Melhor Idade), à avenida Wenceslau Braz, 369, Vila Aurora.

 

Começam obras de duplicação da Rodovia da Convenção (Itu/Salto)

Foi concluído na semana passada o processo licitatório para a duplicação da Rodovia da Convenção, que interliga os municípios de Salto Itu. A autorização do Governo do Estado para que a duplicação da Rodovia e a implantação de ciclovia fossem realizadas foi conquistada pela deputada estadual Rita Passos (PV), que teve o reconhecimento de sua luta pelo próprio governador Alberto Goldman, durante um evento realizado recentimente em Sorocaba.   

O início da obra para a duplicação está previsto para segunda quinzena de novembro e está ela orçada em quase 24 milhões. A empresa licitada terá um prazo de aproximadamente 12 meses para a conclusão da obra.  
 
A duplicação da Rodovia da Convenção é um antigo desejo da população ituana e saltense, por se tratarem de cidades muito próximas e ser comum moradores de uma cidade trabalharem ou estudarem na outra, o que resulta num fluxo intenso de veículos na Rodovia, que é a principal interligação entre os dois municípios. Com a duplicação e a ciclovia, os usuários passarão a desfrutar das facilidades e da segurança de uma estrada projetada também para momentos de lazer aos finais de semana, em razão da ciclovia. Após as obras, a ponte existente na entrada de Salto, sobre o rio Tietê, será alvo de adaptações à nova rodovia também, para a qual a deputada já está trabalhando desde já. "Essa obra, com certeza, irá atender especialmente aos anseios das duas populações. E, com a graça de Deus, conseguimos", comemorou Rita Passos.

MUSEU DA ENERGIA ABRE PROCESSO SELETIVO - O Museu da Energia de Itu, que pertence à Fundação Energia e Saneamento e está preparado para receber visitas orientadas de escolas e grupos, desenvolvendo atividades em educação, cultura e recreação, abrigando um significativo acervo arquivístico, bibliográfico, museológico, arquitetônico e ambiental, integrado à sua missão de preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e saneamento, abre a partir de hoje (26) inscrições a processo seletivo para o preenchimento de duas vagas para estágio. O candidato universitário deverá estar cursando o terceiro semestre dos cursos de Pedagogia, Física, Meio Ambiente, Biologia, Turismo e/ou História, ser comunicativo, organizado, dinâmico, boa expressão oral e escrita e possuir facilidade de adaptação a novas situações, bom relacionamento interpessoal e interesse em museus histórico-científico.

Os currículos deverão encaminhados para o e-mail itu@museudaenergia.org.br ou entregues pessoalmente no Museu até o dia 12 de novembro.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar