Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Tiro de canhões marcam a abertura da 38ª Semana Brigadeiro Tobias

Publicada em 04/10/2010 às 21:40
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Tradicional tiro simbólico dos canhões marca o início das comemorações de Brigadeiro Tobias (Foto: Pedro Henrique Negrão)
A abertura solene das comemorações a 38ª Semana Brigadeiro Tobias ocorreu na manhã de ontem com o tradicional tiro simbólico dos canhões na praça Arthur Fajardo (Largo do Canhão), no Centro.

Cerca de 100 pessoas, entre elas policiais militares, acompanharam a solenidade que segue durante a semana, homenageando o sorocabano que criou a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Os tiros dos canhões ocorreram exatamente às 9h37 e o trânsito entre a rua XV de Novembro e a Souza Pereira teve de ser parado por instantes. De acordo com o fabricante do tiro de festim, Milton Veronessi, este foi o oitavo ano que ocorre o estouro. “O tiro de festim não tem projétil, apenas papel, então não há perigo”, explica.

Raphael Tobias de Aguiar criou a Polícia Militar de São Paulo em 1831. Desde 1842, na praça Arthur Fajardo, ocorrem as comemorações ao sorocabano.

Alunos da Escola Municipal “Leonor Pinto Thomaz” participaram da homenagem e colocaram uma coroa de flores no monumento.

Segundo o coronel Silvério Leme Filho, comandante do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), os canhões instalados na praça foram feitos na Real Fábrica de Ferro, na Fazenda Ipanema. “Se Brigadeiro Tobias estivesse aqui hoje, ele teria orgulho da PM. Brigadeiro Tobias mantinha o serviço público com o próprio dinheiro”, resume sobre a vida do sorocabano.

As atividades comemorativas de Brigadeiro Tobias continuam durante a semana. Hoje, às 10 horas, no Salão de Conferências do CPI-7, segue uma palestra sobre Brigadeiro Tobias com o presidente do Instituto Histórico, Geográfico, Genealógico de Sorocaba, Adilson César.

Na quarta-feira, às 19h30, haverá a apresentação do Coral e da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no Teatro Municipal Teotônio Vilela; na quinta-feira, uma solenidade de homenagem à memória do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, no CPI-7 (Rua Bento Manoel Ribeiro, 209, Cerrado), a partir das 8 horas. A solenidade de entrega do Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842 será na sexta-feira, às 19 horas, no CPI-7; e no sábado haverá o desfile comemorativo das escolas de Brigadeiro Tobias, na avenida Bandeirantes, naquele bairro, às 9 horas. As comemorações serão encerradas com jantar Brigadeiro Tobias, no Ipanema Clube, às 21 horas. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar