Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Missa marca amanhã festa do Patrono da Ecologia

Publicada em 02/10/2010 às 17:43
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Missas marcam o dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais (Foto: Paulo Ochandio)

Em comemoração ao dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e patrono da Ecologia, modelo de pobreza evangélica e de amor a Deus e à criação, que tem sua festa litúrgica nesta segunda-feira, 4 de outubro, a Seção de Controle de Zoonoses da Prefeitura promoverá a tradicional Missa em homenagem aos animais. A celebração será realizada às 10 horas de amanhã, na praça em frente ao Instituto "Humberto de Campos", na rua Humberto de Campos, 541, no Jardim Zulmira.

Nila Puglia, da Zoonoses, lembra que os interessados podem comparecer com seus animais de estimação para uma bênção durante a Missa, presidida pelo padre Wilson Bizoni, da Paróquia de Santa Rita de Cássia, da Vila Santana. "O objetivo do evento é confraternizar todos que gostam dos animais e principalmente promover uma reflexão sobre posse responsável", comenta Nila. No local haverá orientações sobre adoção consciente, os cuidados que todo animal deve receber, os deveres do proprietário e, ainda, uma feirinha de adoção de cães e gatos.

FEIRINHA DE ADOÇÃO - A feirinha será promovida das 8 às 12 horas. Todos os animais disponíveis nas feirinhas de adoção promovidas pela Zoonoses são vacinados e medicados com vermífugo.

As feirinhas de adoção ocorrem mensalmente em praças da cidade e também há um posto permanente de doação no Canil Municipal, localizado na rua Rosa Maria de Oliveira. O atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Os animais adotados em eventos da Zoonoses também têm direito à esterilização gratuita no Centro Municipal de Castração. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3229-7313. 

PARÓQUIAS FRANCISCANAS - Todas as paróquias Franciscanas, ou as que o têm como Patrono, terão neste domingo e segunda, Missas solenes. Na São Francisco da Vila Assis, Sorocaba, será celebrada pelo frei Cid, às 17 horas, seguida de procissão e a tradicional distribuição do bolo de São Francisco.

Na Paróquia Santo Antônio, a Missa solene ocorre também neste domingo, às 19 horas, onde a novidade será o “Cântico do Trânsito”, que conta a passagem da morte de São Francisco, e será cantado em latim pelo coral da paróquia.

Algumas paróquias preferiram celebrar as Missas na segunda-feira como a paróquia da São Francisco em Boituva, que terá Missa solene às 19h30. “São Francisco é o nosso Padroeiro e, por isso, celebramos na segunda-feira de maneira solene, como é costume do povo”, comentou o padre José Roberto.

Na Paróquia Bom Jesus, a Celebração Eucarística de encerramento do tríduo festivo será às 19h30 e terá a participação de toda a família franciscana da Ordem Secular.

Quanto à tradicional bênção dos animais, apenas duas paróquias de Sorocaba irão realizá-la. Na São Francisco da Vila Assis, a bênção ministrada pelo frei Cid, será na tarde do domingo às 15 horas. Amanhã, as pessoas poderão levar os animaizinhos de estimação no pátio da Igreja do Bom Jesus, às 10 horas, para receberem a bênção de São Francisco.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar