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<< Mudanças no pagamento provocam reclamações entre consumidores

Publicada em 24/08/2010 às 16:56
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Consumidores procuram atendimento da CPFL para saber o local onde podem pagar conta de luz, já que as lotéricas não recebem mais pagamento (Pedro Henrique Negrão)

Dúvidas, transtornos e aborrecimentos estão ocorrendo entre os consumidores de energia e clientes da rede CPFL Total, desde 18 de agosto quando o pagamento da conta de luz foi suspenso nas casas lotéricas. Apenas lojas credenciadas, internet, débito em conta, quiosques de autopagamento e agências bancárias têm permissão para receber o pagamento.

Os consumidores estão confusos com as mudanças e muitos estão comparecendo ao atendimento da CPFL, na rua Senador Feijó, 63, Centro, de onde são encaminhados para outros endereços para poder pagar a conta.

A autônoma Lázara Aparecida Lima, 59 anos, recebeu a conta de luz que vence neste mês e foi a uma lotérica, como sempre fez, para pagá-la. No local, descobriu que não poderia efetuar o pagamento e foi encaminhada para uma loja credenciada para receber. “Essa mudança dificultou a vida de todos nós. O que vai acontecer é que muitos vão ficar sem pagar e terão sua luz cortada. Fui até a loja para pagar a conta, mas a dona disse que não vai mais receber, sem explicar os motivos”, contou.

O metalúrgico, Luiz Carlos Cavalheri, de 40, relata que sua esposa foi pagar a conta de energia no dia do vencimento em um dos quase 60 postos autorizados em Sorocaba, porém o sistema estava congestionado. “Não sei onde estão recebendo o boleto vencido. Desabafei com a atendente da CPFL, pois está complicado. E já fiquei sabendo que têm lojistas desistindo do credenciamento com medo de assalto, por causa do movimento de dinheiro.”

A rede CPFL explica que ocorreu a mudança para que os clientes possam fazer consultas a débitos, solicitar segundas vias, pedir religação, entre outros serviços, o que antes não era possível. “A mudança foi feita para nos aproximarmos dos clientes. Representantes das comunidades nos procuraram para efetuar o pagamento e atendimento”, detalha a gerente comercial da CPFL, Marina Dutra de Oliveira Silveira.

O pagamento de contas em todos os outros meios (agências bancárias, internet, autopagamento, débito automático) não sofreu alteração. Na rede credenciada existem mais de dois mil estabelecimentos comerciais na área de concessão da autarquia (que atende a 300 municípios), como mercados, lojas de material de construção, bazares e lojas de conveniência espalhados pelos bairros da cidade.

A maioria dos consumidores alega que não estava sabendo da suspensão de pagamento em lotéricas e critica a nova forma de pagamento. A autarquia defende que a divulgação foi feita com inserção de propaganda, e na própria conta de luz há a indicação dos novos locais para pagamentos.

“Os clientes estão em fase de adaptação. Em Sorocaba, 36 lotéricas estavam autorizadas pela CPFL, mas com a mudança já tivemos recorde de solicitações de credenciamento, totalizando quase 60 postos - serão três perto da residência de cada cliente. Os credenciados receberam o equipamento POS, tiveram treinamento e ganharam manual. Os interessados são comerciantes que visam ao aumento de movimento no estabelecimento”, explica Marina.

Então, para que o consumidor pague a sua conta de luz, sem correr o risco de ficar sem energia, o nome e endereço dos três lojistas credenciados mais próximos da residência de cada cliente estão disponíveis no próprio boleto. Eles estão logo acima do código de barras. O cliente ainda pode acessar a relação completa no site http://www.cpfl.com.br.

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